segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tia Juliana - versão 2010

Hoje me senti brincando de ser adulta.

Finalmente, as aulas começaram pra valer e eu tive de encarar umas ferinhas do sexto ano. Ano passado, trabalhei pela primeira vez com essa faixa etária. Experiência traumática.

Esse ano,  decidi ser a " tia" durona. Já cheguei expondo as regras da minha aula, inventei umas "punições radicais" ( um monte de cópia do Hino Nacional e de poemas do Drummond, conforme o " delito"), contive alguns dos  sorrisos que vivem me escapando. Não é  que deu certo até agora?As crianças fizeram tudo o que propus, conversaram num tom de voz normal, riram das gracinhas que fiz ( sem tirar o disfarce de " tia durona"rsrsrs) e até ganhei  beijinhos e " tchau, tia!".

Minha experiência traumática do ano passado me ensinou uma coisa: as crianças só esperam que os adultos saibam o que estão fazendo, que coloquem a ordem na casa. Meus alunos de sexto ano de 2009 não me levaram a sério desde o primeiro dia, porque sacaram de primeira que eu era uma adulta " amadora". De minha parte, não soube " inventar" uma persona pra sala de aula. Chegava de cara limpa,  não sabia exercer meu papel de autoridade.  Os alunos achavam que eu era gente boa, mas  não professora de verdade.Já imaginaram a lambança que era a minha aula... Eu ficava desejando que exixtisse um versão da Super Nanny para professores!!! rsrsrsrs

As três aulas que dei em 2010 foram infinitamente mais bem sucedidas.  Já saquei que você não pode ir pra sala de aula esperando ser amado, aprovado.  Professor tem é que ensinar, dar umas perspectivas diferentes da vida, respeitar, entender. Amor, simpatia, respeito, abraços cheios de sinceridade , a gente ganha no lucro.

Sabe que esses meus novos pequenos já me ganharam? A doçura e a esperteza desses pré-adolescentes fazem mingau com o meu coração de manteiga. Só não posso deixar tão óbvio pra eles que não tenho certeza se serei capaz de aplicar as "terríveis punições" que estabeleci...hahahaha  Não contem pra eles,não!

O tempo passa, o tempo voa e fazer  cópias do Hino Nacional ainda continua sendo o maior temor da criançada. Pelo menos das que eu conheço...rsrsrs

4 comentários:

simplesmentemonalisa disse...

Ju, morri de rir da "tia durona".
Tá aí uma profissão que eu admiro de montão, nunca serviria para ser professora, eu não tenho o mínimo dom.
Feliz ano letivo de 2010 pra vc, e continue nos contando as suas aventuras nas salas de aulas.
Beijinhos

M!riam disse...

Oi, Ju!

Tomara que nenhum aluno veja o teu blog, né! heheheh

Força na peruca, Profi Durona!

bjx

Cíntia Mara disse...

Oi, Ju!

Que bom que você começou bem em 2010. Tem que continuar mantendo sua fama de má, né? rsrsrs

Bjos

Lia disse...

kkkk "manter a fama de má"...rs

Ju, achei tão fofo este post..

Fico imaginando como é chegar em uma sala, repleta destes anjinhos.... Eu amo crianças!!
Mas quando eles se ajuntam... iiii sai de baixo né!!

Sua profissão é linda!! ^^

bjs