quarta-feira, 16 de junho de 2010

10 livros em 10 dias

Xi, eu nem pretendia responder mais nenhum meme nessa vida ,mas me vem a Cíntia e me indica lá no blog dela. Olha, vocês estão de prova que eu tentei resistir ao " vício"!! rsrs


Hummm, vamos ao MEME!!

Oba!!!

1- O livro de que mais gostei:

Difícil escolher um só ,viu! Vou indicar o primeiro que veio à minha cabeça: O Ano da Morte de Ricardo Reis, do Saramago.

Esse livro é uma das coisas mais primorosas desse mundo. Não sei se sou capaz de explicar direito o enredo, porque Saramgo construiu uma narrativa toda especial, cheia de camadas de significado. Vou dar uma dica: Ricardo Reis é um dos heterônimos do Fernando Pessoa, o poeta português. Não me arrisco a falar mais porque corro o risco de dar um nó na cabeça de vocês e ainda não dizer " lé -com- cré".

Fato: o livro é sobrenaturalmente lindo. Talvez eu goste tanto dele porque antes de lê-lo, ouvi a leitura das páginas inicias feita por uma professora fabulosa e dona de uma voz linda.

2-O livro que mais odiei:

Difícil também. Não leio livros que detesto, nem tento. Deixem-me pensar... Olha, eu não gosto de modo nenhum de Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis. Isso parece uma heresia , considerando a faculdade que cursei, mas não MP não me desce. Criei bloqueio, trauma, sei lá!! rsrsrs

3-O livro mais barato que comprou:

Não sei se é sovinice ou sorte, mas é um fato: os livros baratos vêm até mim. =p Dificilmente dou muito dinheiro num livro. Minha lógica é simples: se o livro for clássico, de autor bonzão, vou encontrar algum exemplar em sebo; se o livro for novo, um dia o preço abaixa. Sou muquirana, tá bom, já sei,mas vai dizer que minha lógica não é coerente? rsrsrsrs

Há um tempo atrás comprei um dos melhores livros que já li O Conto da Aia, da Margaret Atwood, por 5 reais. Calma, mas não é só isso! Comprei um exemplar novinho, lacrado e que custava 45 reais na livraria. Se já não bastasse essa proeza, voltei na barraquinha da eira de livros em que comprei o livro e trouxe um outro exemplar perfeitinho e igualmente barato para dar de presente para a Jackie.

Fazendo as contas: 2 livros na livraria = 90 reais

2 livros na feirinha =10 reais

4-O livro mais caro que comprei:

Hummm... Não sei! Simplesmente não consigo me lembrar. Serve o livro mais caro que tenho? Ulisses, do James Joyce. Deve custar quase uns cem reais. Nõa tenho certeza,porque ganhei de presente e preço de presente a gente não procura saber, né?

5-O livro que mais prendeu minha atenção:

Talvez o último Harry Potter. Li aquele calhamaço em dois dias. A narrativa é irregular, há um monte de furos, fiquei indignada com a morte de um dos meus personagens favoritos, no entanto não consegui sair da frente do computador nem por um segundo. Sem contar que há uma cena em Relíquias da Morte que me faz chorar infinitamente: aquela em que Ron destrói o medalhão. Solucei sem parar,ao ler esse trecho.

Um outro livro que também li de uma tacada só foi A walk to remember, do Nicholas Sparks.

6-O livro que menos prendeu minha atenção:

Sem hesitar: Viagens na Minha Terra, do Garrett. Esse livro é leitura obrigatório na faculdade de Letras. O Garrett é O cara na literatura portuguesa, de verdade! o Homem fez um monte de malabarismos narrativos e ainda criou um modo todo especial de Romantismo em Portugal, entretanto VMT é um PORRE.

Li porque era obrigada e porque tive aula com a professoara mais extraordinária desse mundo. Qualquer chatice com ela vira quase uma dessas stand-up comedies. Além disso, eu me sentia culpada quando não lia os capítulos pra aula, então me obrigava a ler tudo sempre.

LIVRO CHATOOOOOO! rsrs

7-O livro que mais recomendo:

Nossa, difícil novamente, mas vou ficar com Primeiras Estórias,do Guimarães Rosa. Eu sei que o Guimarães não é uma leitura fácil, mas não dá pra passar por essa vida sem ter lido um conto chamado A Terceira Margem do Rio. Coisa mais linda do Universo, de verdade!

Posso ser radical? Que nunca leu Drummond, João Cabral, Clarice, Cecília, Quintana e Guimarães nem deveria dizer por aí que leu alguma coisa na vida!

Nossa! Quanto radicalismo!! hahahaha ´Mas é sério: Guimarães é uma experiência única!

8-O livro que menos recomendo:

Momento radical - parte 2. Não sugiro a ninguém que leia Paulo Coelho. Não adianta nem tentar me convencer. As duas primeiras páginas de Brida me causaram um trauma inefável!!rs

Paulo Coelho? NÃO MESMO!

9-Série de que mais gosto:

Não sou de ler séries. Talvez só tenha lido Harry Potter e as séries da Robin J. Gunn. Sendo assim, fico com a série Katie.

Katie era uma personagem da famosa série Cris, que li quando era adolescente. Há uns três anos, foi lançado o primeiro livro de uma série dedicada à Katie Weldon, uma mulher muito " peculiar", com a qual me identifico muito.

Às vezes, acho que " Katie Weldon c´est moi". hahahahaha



10- O livro mais velho que tenho ou li:

Esse é velho porque é do século XIX e também porque li uma edição de 1922: Vinte Horas de Liteira, do Camilo Catelo Branco.
Amo o Camilo sempre, sempre. Esse livro é fantástico, delicioso! Apesar de a grafia complicada ter atrapalhado a leitura, poucas vezes me diverti tanto com um livro.

P.S.: Não segui o conselho da Cíntia e também subverti o meme. Tenho mais paciência não pra responder um tópico por dia. Vão todos aí de uma vez mesmo.
Ah, e também não vou indicar, porque  suponho que todas vocês já devem ter recebido convite pra esse meme.

Ufa, cansei!
(ih, sem querer, acabei fazendo uma pequena homenagem ao Chico Mouse . hehehe)

Agora vou voltar ao trabalho!

5 comentários:

M!riam disse...

Oi, Ju!

Achei bem legal acompanhar os blogs que postaram esse meme... mas não sei se eu teria paciência pra responde-lo.

um beijo

amanda. disse...

aaahhh eu nao recebi esse convite nao!
posso roubar?

heh

Day disse...

Vc acredita que, mesmo com a influência da Isadora, eu só li A Terceira Margem do Rio esses dias?? E caí na asneira de ler no ônibus... como lutei pra prender o choro!

Lindo, de doer o coração. Um soco na alma.

Annie Adelinne disse...

Já anoetie Guimaraes na minha lista, pra quando eu puder ler de novo haha

Já falei que recebo suas recomendações com o MAIOR respeito? Sei la pq, mas o q vc indica é bom. Eu acho. Combatibilidade de genios, talvez, ne?

(To aqui pensando como eu vou fazer isso se não consigo escolher um mais qualquer coisa! hahaha)

Cíntia Mara disse...

Ô, Ju... Me desculpe por alimentar o seu vício, hahaha.

Acho que de todos os que você citou, só li A walk to remember e a série Katie. Claro, já percebemos há tempos que o nosso gosto literário é bem diferente. Você falando de Paulo Coelho me lembrou da minha professora de redação do primeiro ano. Nunca li nada dele, mas sei que Brida é muito ruim de tanto que ela falava mal.

Bjos