terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sobre sábado


(Manu, esse post é só pra você,como forma de me redimir por ter dispensado descaradamente seu telefonema vindo de tão longe. Tentarei dar  os detalhes  que você tanto queria=p)


Tudo começa assim:  toda noite umas mocinhas se reúnem no MSN. Umas moram longeeeeee, outras moram peeeeerto, umas têm sotaque ( eu não tenho nenhum sotaque, tá, Deb e Lia?), umas são  muito legais, outras são “ maurícias” ( né, Cíntia?), algumas se metem em ônibus e aviões e  visitam as outras.

Pois é, Deb foi pra Volta Redonda- RJ visitar a Bel. Daí que  Mona e eu decidimos ir também. Eu convoquei a Jaque, a Mona levou aquela criança linda e maravilhosa que mora com ela, Mari, e lá fomos nós pra Novo Rio, no sábado de manhã.

Aí foi assim:  
abraço apertado na Mona. uma pequena busca pelo guichê da Cidade do Aço que estava bem ali na nossa cara.Mari querendo conhecer o banheiro da Rodoviária ( gente, a criança tem paixão por banheiros! Cuidado! Se ela for te visitar , limpem muito bem seus sanitários! =p). Mari deitada no chão numa tentativa de fazer um anjo de neve sem neve.“ Mona, como é que você sabe que a Mari quer ir mesmo ao banheiro?”.Mona com cara  de deixa- eu – pensar : “ Não sei!” (  e eu que achava que as mães leem as mentes de seus filhos, poxa!). A certidão da Mari que não tava na carteira.

 Engarrafamento na Dutra.Ju tentando dormir;Jackie e Mona impedindo. Mona decidida a pintar as unhas dentro do ônibus em movimento. Mona tirando o esmalte com o dente porque a acetona ficou em casa. Mari e suas musiquinhas animadíssimas. Suspiros irritadinhos de outros passageiros. Jackie,o pacote enorme de fandagos e o encatamento pelos hits que Mari cantava um atrás do outro.

Jackie , Mari e as árvores peladas que precisam de casacos de follhas; Jackie, Mari e as intermináveis historias do Moleque ( ainda quero saber o nome do Moleque); mato de  um lado, mato de outro, uma e outra civilização; Ju morrendo de sono, motorista lerdo toda vida.

Volta Redonda, rodoviária bonitinha com  teto que produz eco, vento gelado vindo sabe Deus de onde. Bel.Deb.Abraços.Beijos. “ Oba! Que bom ver vocês de perto!”. Caminhada até o shopping que fica ali pertinho ( pertinho? Sei!). Algumas considerações sobre a cidade. Ruas difíceis de serem atravessadas. As mil e uma coisinhas que a Mari diz. A fomeeeeeee da Ju, da Jackie e da Mona. “ A gente quer é comer comida!”.

Garçons estranhos e confusos, comida demorada, feijão gostoso, Subway. Mona quase pirando de fome. Ju dispensando o telefonema da Manu só porque a comida finalmente chegou. Mari perguntando sem parar se tinha mais feijão. Risadas. Conversinhas.

A delícia de sotaque de Bel e Deb. Ju e Jackie tentando esclarecer que seus modos de falar são únicos e peculiares, não têm a ver com sotaque do Rio. “ Essas mulheres do Rio falam tudo igual. Não sei quem é quem.”  “ Deb, essa sua imitação do carioquês tá muito forçada! Parece surfista que não sai da praia!” “ Mas é assim que você fala!” ( Bem, eu não tenho sotaque de nada. Que fique registrado! =p). A deliciosa dicção paulista- carioca de Mari. Mona - a paulista mais carioca do grupo.

Fotos. Fotos com esmaltes laranja- Annie e azul- Cíntia. Jackie e Bel, as babás perfeitas ( Mona, já tem quem cuide da Mari quando  quiser sair em segunda lua- de –mel com o Cris! Eeeee!). Ju e Deb, as  “ tias más”. Mari pergunta: “Por que as árvores tão peladas? A gente tem que comprar casaco de folha pra elas”. Resposta da  tia Jackie: “ Ah, não se preocupa,não! Papai do céu vai dar casaco de folhas pra elas”. Resposta da  tia Deb: “ Fala a verdade pra menina! É que as atitudes dos homens têm provocado desmatamento...”.

Zoológico lindo. Vento frio. Vento engraçado: do lado esquerdo ,ele bate frio; do lado direito, o ar quente. Ju bota e tira o casaco. Mona nem casaco trouxe. Um pequenino acidente. Mari e seus lábios inchados. Choro de criança que colo de mãe e mimos  da tia Bel silenciam rapidinho. Um leão que viveu muitas aventuras e  realizou atividades contra sua vontade.Um macaco fedido. Um guarda que expulsou a gente porque já tava na hora fechar  o zoo e deixar o leão passear. Uma vontade de não ir embora.

Bel e seu sorriso lindo, uma simpatia e uma doçura desconcertantes. Mona e sua pele branquinha, branquinha, uma risada boa de se ouvir e  uma suavidade que  ela não contou que tinha. Deb e sua voz poderosa, seu olhar atento, os gracejos bons de se rir e a minha vontade de convencê-la a morar no RJ ( Que tal, hein , Deb?).   Jackie? Ah, Jackie não vale! É velha conhecida minha e de vocês! ( Num é que ela veio aqui pra saber o que ando dizendo dela... =p)

Das risadas, da companhia, da tarde deliciosa, ficou a impressão de que estávamos acostumadas a nos reunir sempre, todos os dias, pra tagarelar. Ué? Mas não é que estamos mesmo?

Agora quero saber como é que essa “ gente de internet” faz pra ser ainda mais legal, linda e divertida na “vida real”, hein?

P.S.1: Convoco  as pessoas citadas nesse post a contar suas versões da tarde de sábado. Tentei ao máximo ser detalhista, Manu, mas a memória definitivamente não é a melhor parte do meu cérebro.
P.S.2: Bem, só pra dizer “ tchau , vou dormir!”


8 comentários:

Cíntia Mara disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cada vez que eu leio um post que fala sobre a Mari, eu tenho mais certeza de que o pai dela é meu irmão e ela puxou a tia. Eu era assim, bastava chegar em algum lugar diferente que eu pedia pra ir ao banheiro. Se me deixasse sozinha, eu abria todas as portas e gavetas pra ver o que tinha dentro #doida

Jura que vcs comeram no Subway? Vocês me amam, eu sei. A Bel e a Deb só comem lá pra lembrar de mim :-)

Ok, a curiosidade da Manu me rendeu boas risadas com esse post.

Bjosssss

Manu disse...

gostei mto do post flor....

obrigada pelos detalhes, me senti lisonjeada....

queria mto ter desfrutado desse dia com voces, mas, alguns quilometros de distancia me impede disso....=/

viu né Ci, como minha curiosidade as vezes serve pra alguma coisa...rsrs...

bjos

Juliana disse...

Dessa vez , curiosidade não matou o gato! kkkk

Não comemos no subway,não. Só a Deb e Bel é que foram lá. Eu nem gosto muito de lá.

Manuzinha, se Deus quiser, vamos passear juntas tb.

Luciana Matos disse...

Ai, que me deu vontade de estar neste sábado de penetra! rs!
bjo!

Juliana disse...

Ai, Lu! E eu queria que sábados fossem sempre assim!

Lia disse...

Adorei! queria estar ai =/ agora temos que ir a BH!!

Débinha disse...

HAHAHAHAHA
Sua versão foi muuuito melhor que a minha! Ri demais lembrando do nosso dia divertidíssimo. A-D-O-R-E-I demais a companhia de vocês!

Que se repita muitas vezes ainda. To esperando vocês aqui em BH!!!

E eu não sou má, só sou uma tia realista! hahaha

beeeijos

Juliana disse...

Lia, temos que rodar esse país! kkkk

Deb, se Deus quiser, next stop: BH Station! kkkkk

Isso foi uma piadinha com o metrô do Rio.