quarta-feira, 23 de março de 2011

Mimimi da tia Juliana

Blog é lugar de desabafar,né? Então, vamos lá!

Alguém  me explica a seguinte situação: cancelo o teste que deveria ser feito por uma turma que anda mal das pernas. Fiz duas revisões e fiquei bem preocupada com o que constatei. Pensando exclusivamente em evitar uma tragédia, decidi dar mais exercícios, tirar as dúvidas, discutir  um pouco mais os assunto em vez de aplicar o teste marcado. Adivinhem a reação da turma?  Fizeram um escândalo,como se eu tivesse aparecido com uma avaliação surpresa  baseada em questões de vestibular. A impressão que tive foi a de que eles imaginaram que o cancelamento do teste fazia parte do meu plano maligno de ferrar com a vida escolar de cada um dos alunos da turma. Sim, claro,dedico a minha vida a elaborar meios de reprovar a maior quantidade de alunos possíveis! Eis o que move os meus dias na Terra.


Daí saio dessa turma e vou pra outra, com a qual me relaciona de maneira educada mas objetiva e um tanto distanciada.  Minha estratégia  para não me aborrecer tanto quanto me aborreci no ano passado é ser o mais séria possível; economizo mesmo os sorrisos.  Considerando as minhas experiências, lidar com pessoas que estão no fim da adolescência ou   saíram dela há pouco tempo pode ser muito complicado. Deixei de achar que o fato de eu não ser muito mais velha que eles facilitaria as coisas. Não facilita e até pode piorar. O pessoal de 20 e  poucos anos pro qual já dei aula consegue mais  cansativo que as crianças do sexto ano.

Voltando: entrei na turma em que  sou mais durona, tirei as dúvidas, corrigi exercícios, tudo na mais santa paz. No fim, um menino que foi meu aluno ano passado vira e diz : " Poxa, professora! A senhora tá boazinha esse ano. Ano passado a senhora era  má pra caramba." Hein? Não, eu não entendo!

Quer saber? Vou dormir. Afinal, professora é gente:  sente sono e  sofre os efeitos  da TPM.

P.S. : Prometo que um dia esse blog volta a ser um blog sorridente. Pessoas, como vocês aguentam? Hoje dei uma borboleteada pelos posts desse mês e ... aff! 

Vamos lá, Juliana! Animação! =)

4 comentários:

Borboletas nos Olhos disse...

Deuuma borboletada? ahá me identifiquei, rsrs. Também estou de mimimi com o ofício, viu. bjs

Mariana Roque disse...

Ai, ai, Ju! Também não entendo... Parece que eles gostam! Qdo somos boazinhas demais, às vezes, não surte tanto efeito... Vai entender! rs... Tão bom poder sentir conforto nessas dores-tão-nossas!
Saudade.

Beijos,
Mari.

mila disse...

aer professora eh ciencia inexata
lidar com pessoas eh ciencia inexata
(cade o botao like?)

Luciana Matos disse...

Se a gente não tiver absoluta convicção do valor da profissão abandona o barco fácil, fácil...
Força amiga!

beijo, beijo!