terça-feira, 7 de junho de 2011

Preguiça de terminar

Está ocorrendo em passos lentos, porém constantes, uma faxina das boas nas estantes e reentrâncias do meu quarto. Como resultado,  desencavei livros que foram descaradamente abandonados.  Peguei As Meninas, da Lygia Fagundes Telles, tirei marcador que estava entre as páginas 32 e 33  e , de repente, me deu aquela sensação de " putz! eu não termino esmo nada que começo!" Pra me redimir comigo mesma e dar cabo de leituras que largeui pelas avenidas da cidade chamada Preguiça de Terminar, decidi lançar um autodesafio literário. Escolhi 7 livros, aqueles que ainda me apetecem muito, e vou ler um por mês.  Depois de ler, venho aqui contar pra vocês.



O livro de junho já tá escolhido desde maio. Faz uma semana que tô encarando Crime e Castigo. Não consigo passar da décima página, mas, com jeitinho,vai. 

Em julho, vou terminar A Casa do Sono, do Jonathan Coe. Tem 390 páginas, li 159.

Em agosto, encararei A Garota dos Pés de Vidro, de Ali Shaw. Tem 287 páginas, li 117.

Em setembro, será a vez de As Meninas, da Lygia. Li 67 de 260 páginas.

Outubro será o mês de Mongólia, de Bernardo Carvalho. Tá sem marcador, então vou ter de recomeçar.

Novembro me reservará Orgulho e Preconceito, da Jane Austen. Eu li quando era teenagerzinha e nunca mais consegui reler. Vou ter de recomeçar também.

Em dezembro, vou pegar Senhora , de José de Alencar. Também sem marcador.


Update: meu ano estava com dois "agostos".  Pra ficar certinho, eliminei Servidão Humana, seguindo os conselhos da Jussara.

Alguém aí tá com coragem de deixar a preguiça de terminar de lado?

5 comentários:

Cheshire cat disse...

Assim, ó, só para dizer que você PRECISA terminar de ler As Meninas. Livro da minha vida, sério.

Miriam disse...

Crime e castigo, de Dostoiévski?? Amiga, que dureza...

Ei, quem sabe rola uma resenha pra publicar lá no LBG, heim? Que tal??

rsrsr

beijo e boa sorte com o teu autodesafio.

bjs

Palavras Vagabundas disse...

Ju,
Crime e Castigo tem que ler nas férias! Com a cabeça mais vazia,rs
Dos seus livros alguns eu não conheço por isso fico esperando a resenha.
Senhora para mim é o melhor José Alencar e Servidão Humana é lindo mas é outro para as férias.
bjs
Jussara

Luciana Nepomuceno disse...

Crime e Castigo \o/
As meninas \o/
Servidão Humana \o/
Senhora \o/

que lidnas leituras, baby. Lindas mesmo..

Peterson Quadros disse...

Juliana,
Divertida essa sua “luta” com os livros. As indicações vão todas para minha caderneta. A garota dos pés de vidro eu descolei com um amigo meu que vai me enviar pelo correio. Estive fora semana passada e estou atualizando a leitura agora no fina flor. O post “It gets better”, embora forte, ficou sublime. Abraços