terça-feira, 5 de junho de 2012

Receitinha

Cês gostam de cozinhar? Eu gosto. Quer dizer, gosto de cozinhar coisinhas apetitosas quando bate a vontade. Agora, encarar o fogão todo dia detona toda e qualquer criatividade que eu possa ter diante de uma panela. Ultimamente, quando penso em cozinhar, penso em batata rostie. A receita que uso foi copiada de algum site  que não lembro mais. Já tentei fazer a receita da Ana Maria Braga, mas  me recuso a  encarar tantos preparativos pra um prato (me pergunto em que mundo vivem as as pessoas pra quem a Ana Maria indica receitas ) .Cês querem a receita? Ó é bem simples! Basicamente, só é preciso ter batata e queijo em casa.  Se você quiser, pode caprichar mais no recheio. Eu fico bem feliz em rechear a  batata com mussarela e calabresa.
Esta que aparece aí nessa foto feiosa é a babata que eu fiz


Bem, eu deveria começar a receita indicando a quantidade dos ingredientes, o rendimento de cada porção, porém sou uma cozinheira de olhômetro. Abro a geladeira, pego umas 6 ou 7 batatas grandes, coloco numa panela com água, levo pro fogo e fico torcendo que tenha batata suficiente pra todo mundo. Pois então, o mais importante nessa receita não é o QUANTO, e sim o COMO. As batatas devem ir ao fogo com casca e devem ser acompanhadas de perto enquanto cozinham. Vou logo avisando que descobrir o ponto de cozimento requer uma certa paciência. Só fui acertar o ponto direitinho na terceira vez em que fiz o prato. As batatas não podem ficar cozidas o suficiente para que se faça uma salada, mas também não podem ficar encruadas.  Eu espeto o garfo numa delas e analiso: se o garfo entrar com uma certa facilidade, tá ok! Se o garfo, precisar de uma empurrãozinho, não tá ok ainda! Se o garfo entrar facilmente e um pouco da casca se soltar, tá cozida demais.Um saco, eu sei!

Peguei esta foto linda e apetitosa aqui

Então, as batatas cozidas no ponto certo devem passar meia horinha no freezer, ainda com a casca. Enquanto isso, dá pra ir adiantando o recheio. Em tese, acho que dá pra usar qualquer ingrediente no recheio. Eu uso sempre mussarela ralada e calabresa também ralada. Passada a meia hora, você vai descascar as batatas e passá-las no ralador como se fosse fazer batata palha. Esse processo pode ser um pouco chatinho porque uma pressão maior da batata contra ralador pode amassar tudo, então é preciso ralar as batatas com delicadeza. Depois de tudo raladinho, você  coloca sal, aquece um pouquinho de óleo na frigideira e coloca um punhado de batata lá dentro. Ajeite a batata como se fosse fazer um omelete, aí espalhe o recheio por cima e acrescente mais uma camada de batata. Deixe dourar de um lado e de outro e pronto. Não falei que era fácil?

P.S.: Algo no meu coração me diz que essa batata que eu faço tão alegremente não deve ser a verdadeira rostie, mas tudo bem! O importante é que essa receita é um antídoto pros meus  dias de mau humor.

P.S.2:  Não se  esqueçam de colocar sal nas batatas depois que forem raladas. Eu sempre esqueço do sal. 

8 comentários:

Leninha disse...

Adorei a sua receita,Flor Juliana.
Vou experimentar.
bjsssss,
Leninha

Deise Luz disse...

eu achei difícil, hahaha. mas é porque eu sou uma péssima cozinheira (quer dizer, eu não sou uma cozinheira de jeito nenhum) e qualquer coisa vai parecer difícil pra mim.

maaaaaas, parece uma delícia, morri de vontade de comer. amo batata! talvez um dia eu tente fazer, hihi. não como calabresa, então vou rechear só com queijo!

Luana disse...

parece trabalhoso, mas vou tentar faze-la

Juliana disse...

sério que parece trabalhoso? eu acho tão facinho, e olha que não sou nenhuma big cozinheira.

Tentem fazer aí e me contem , viu?

Palavras Vagabundas disse...

Eu já achei fácil de fazer e olha que eu e cozinha não nos damos nada bem.Vou tentar.
bjs
Jussara
PS. Estou de volta em meu aconchego!

Luciana Matos disse...

Ai Ju, que fome que me deu agora! rs!
Beijo.

Maeve disse...

Hummmmm
Mas Onde eh que eu acho calabresa nesse país??
:(

Luciana Nepomuceno disse...

Gostei, gostei...você lê as receitas do Biscate todo domingo? E já viu o Feministas na Cozinha?