sexta-feira, 6 de julho de 2012

Freddy não é de nada!

Minha amiga anda muito interessada em zumbis, e eu, como ela mesma definiu, estou " zumbificada por osmose". O interesse da minha amiga tem justificativas muito boas, tais quais uma dissertação de mestrado, um livo sério sobre zumbis, uma relação intrigante entre esses seres e crítica social. O que eu tenho a ver com tudo isso? Nada, mas sou uma boa interlocutora, então  embarco no papo.

O livro que minha amiga leu traz uma lista enorme de filmes de terror, e eu até consigo identificar um ou outro titulo. Agora me perguntem se já assisti a algum deles? Não sou lá uma grande frequentadora de salas de cinema; gosto mais de ler sobre cinema do que frequentá-lo. Eu também poderia dizer que muitos daqueles filmes são velhos demais. Mas a verdade é que eu tenho medinho de filme de terror. Quer dizer, eu acho que tenho.
                                                    Isso na sua cara é chiclete, Freddy?
Minha amiga-zumbi veio pra cima de mim com uma provocação: como é que eu posso ter medo de filme de terror se nunca vi nenhum? E mais: sou uma mulher adulta que não pode se fiar no medinho que Pânico provocou lá no começo da adolescência.  Pois bem, me convenci. Dei uma pausa nessa vida de cão que tô levando ( trabalho chato, burocracia, mais trabalho chato) e fui atrás de uns filmes no Youtube. Comecei com adaptações de histórias do Stephen King. Eu gostei muito dos dois livros que li desse autor; um deles me deu medo de verdade. Já os filmes Colheita Maldita e Cemitério Maldito... lamentáveis, hein?! Minha mãe, então, sugeriu A Hora do Pesadelo. Não encontrei o primeiro filme no youtube, então assisti ao  Hora do Pesadelo 3. 

Minha amiga-zumbi já havia me alertado pro efeito brochante provocado pelos efeitos especiais dos anos 80, mas eu acho que o clima  aterrorizante de um filme não advém necessariamente dos recursos técnicos. Sei lá, fiquei pensando em Arquivo X. Vinte anos depois, eu ainda me incomodo um bocado com aquele danado do óleo negro passeando pelos olhos das pessoas. Mas Arquivo X é outro papo - sou fã, muito fã, decorei as falas, tenho sonhos indecorosos com Fox Mulder, portanto minha opinião sobre os efeitos especiais da série é inválida. Bem, voltemos ao A Hora do Pesadelo 3. A história é legal, aquele sanatório cheio de adolescentes incompreendidos e funcionários ambíguos é maneiro também, a musiquinha do Fred é muito chiclete, mas medo que é bom não senti. Minha mãe disse que o primeiro filme é melhor; vou baixá-lo quando tiver mais tempo. 

Vocês entendem de filme de terror realmente aterrorizante? Me indiquem algum. Quero morrer de medo mesmo, hein!

P.S.: Assisti ao filme do Freddy ontem à tarde, com muita luz solar e um balde de pipoca. Eu não sou boba, né? =p


15 comentários:

juliana disse...

olha, acho filme de terror uma bobagem. zumbi, sangue jorrando, corpo decepado, tudo bobagem. mas tem um filme que me fez perder o sono e me arrepia até hoje. e eu só vi o trailer. *a centopeia humana*. eu sei, é tosco. mas se tem algo mais aterrorizante do que um psicopata te dopar, cortar os ligamentos do seu joelho pra te fazer rastejar feito bicho e COSTURAR SUA BOCA NO CU DE ALGUÉM, eu desconheço.

pa-vor.

Pan disse...

Olhos famintos meu deu um certo medinho. O 1 também é melhor.
De vem em quando ainda tenho sonhos com a criatura do filme, que eu vi há humm....uns 10 anos.

Beijo!

Rita disse...

Atividade Paranormal: mas depois não venha me xingar. Vi só o primeiro e não quero nem saber do segundo. Saí do cinema com dor nos ombros e tive medo por dias.

Bjs
Rita

Juliana disse...

Jesus, Ju! Que me-do desse filme. Nunca vou assisti esse troço. Só de pensar me dá arrepios.

pan, eu me lembro de quando esse filme foi lançado. Vou caçar na internet.

Tina Lopes disse...

Ai, Ju, eu adoro filme de zumbi, tem que ver o melhor deles (na minha modesta opinião), que é Extermínio - em que os humanos que sobram são piores que os zumbis; dos antigões, mesmo, terrorzão pra mim é O Bebê de Rosemary, como você bem sabe. Dos de monstros, Alien - terror científico conta, né? Desse que a Juliana falou eu tbm vi trailer e não vejo, encaixo naquele gênero junto com os Albergues e afins, filmes-que-dão-ideia-pros-maus. Dos anos 80 realmente só tem produção lamentável, mas do Stephen King o melhor é O Iluminado, mesmo - mas a cena do menininho sendo atropelado em Cemitério Maldito é terrível, admita. Atividade Paranormal é super legal, dá medo mesmo. Adoro filme de capeta que entra no corpo dos outros e o melhor que vi até hoje ainda é, apesar da tosquice dos efeitos, é O Exorcista, puta climão. Ah, tem os do Cronenberg, né? A Mosca pra mim é terror.

Lia disse...

Eu morro de medo nao vejo nenhum! =/
Quando vejo... faço piadas pra descontrair...

Laís Doce disse...

Ta ai algo que não posso te ajudar. Eu ODEIO filme de terror. Não consigo ver lógica em ficar me sentindo mal, levando susto, com medo...eu quero é me divertir, filme serve pra isso né?! kkkkkkkkkkkkkkk

Anália disse...

Oi, Ju!

Medo mesmo eu tenho de "A Profecia" e de "O Iluminado".

Bjs,

Anália

Deise Luz disse...

Ju, obrigada por esse post. Adoro ter motivo pra falar da minha paixão: os filmes de terror! :D

Eu amo, sou apaixonada. Mesmo que eu goste muito de outros gêneros, sempre tenho mais vontade de ver terror.

Olha, eu concordo demais com a lista que a Tina fez aí em cima. Extermínio é um ótimo filme de zumbi, O Bebê de Rosemary é incrível e Atividade Paranormal dá medo mesmo.

De O Exorcista eu tenho muito medo, mas não é dos meus preferidos porque eu acho que tem um clima pesado demais. Não gosto da sensação que me dá vendo ele.

Veja O Bebê de Rosemary, O Iluminado e Atividade Paranormal. Acho que são dos mais apavorantes. Tem também um filme mais recente que eu amo demais: The House of the Devil. :)

Luciana Nepomuceno disse...

Eu não sou boa em dicas de filmes de terror, terror mesmo. Gosto mais, muito mais, do suspense, da dúvida, da incerteza. E do mal mais próximo, o da pessoa que parece nosso vizinho meio invisível e, voilá, é bem cruel. Voto com a relatora Tina, O Bebê de Rosemary é bem capaz de tirar o fôlego. E gosto de todos os que tem diabo no corpo, rs. Até aquele do menininho lindo que é o cão. Mesmo. Eu gosto muito dos vampiros, dos clássicos como Nosferatu até os mais sedutores como Entrevista com o Vampiro (please, não considere crepúsculo). Mas nunca vi como terror.

Ai, não sei mesmo. Mas se quiser dicas de suspense e filmes do mal pertinho de nós, tamos aí.

Tati disse...

Teve uma época em que eu era super hiper ultra mega viciada em filmes de terror! Vi muitos e também recomendo O Iluminado, O Bebê de Rosemary, O Exorcista que são os "classicões" (aliás revi O Bebê de Rosemary outro dia e é realmente muitooo bom!!!). De uma safra mais recente digamos assim, tem Os outros e O Orfanato. Nem sei se podem ser classificados como terror ou estão mais pra drama suspense, mas sei que me deram muito muito medo!! O Orfanato principalmente, ficou na minha cabeça um tempão! E nessa linha dos zumbis e coisas mais trash, tem uma série que eu acho interessante, que faz meio que um apanhado de algumas cenas de terror clássicas, que é American Horror History. Não é nada do outro mundo, mas é meio assustadora.
E pelo amor de todos os anjos e santos, se você tem amor à sua vida, nunca, jamais assista a Centopéia Humana!!! Nunca consegui ver todo, mas o pouco que eu vi me deixou sem comer direito por um bom tempo!! É muito nojento!!
Beijos
Tati

Juliana disse...

Lia e Laís, entrem nesse desafio comigo! Vamos botar esse medinho de lado. Olha quem fala, né? hihihi



Eu pirei com os verdadeiros tratados que Tina, Luciana, Deise e Tati fizeram. É muita chiqueza! =) Nem sei por onde começar. Acho que O Iluminado e o Bebês de Rosemary são os mais cotados.
Tô pendendo pro Bebê porque ando de má vontade com o SK.

Anália, vc reapareceu !!!! Oba!!!

Tati, não se preocupe! Fui ver as fotos desse Centopeia e JAMAIS chegarei perto.
Olha, Os outros é terror? Eu tomei sustinhos, mas não dá meeeedo. Pra mim, tá no mesmo " campo semântico" de O Sexto Sentido. De qq forma, é um filme maneiro.


Moças,ADOREI as dicas!

Andrea disse...

O filme da centopeia é mais nojento do que aterrorizante. É tipo O Albergue/Jogos Mortais: o que dá medo é imaginar que pode ter gente pensando em fazer algo do tipo. Foi como disse alguém, são filmes que dão ideia pra gente fraca da cabeça.

Atividade Paranormal eu vi no cinema e foi tenso. Apesar de não acreditar muito, filmes que envolvem espíritos são os que mais me assustam. E eu fico com aquilo na mente depois. Freddy me dá medo porque entra na questão do sonho.

Eu lembro de ter assistido um, sozinha no cinema, aquele da cirurgia dos olhos, como é o nome mesmo? Só sei que, na história, ela é cega e, depois de uma cirurgia, começa a ver coisas que não deveria. Gente, imagina a minha situação, SOZINHA NO CINEMA, vendo aquilo. Toda hora eu olhava pra trás.

E eu gosto de zumbis, quase todos. Falou que tem mortos-vivos, eu topo ao menos tentar assistir. Mas não tem nenhum que dá medo, meeeedo.

Olhos Famintos é amor, hein.

Acho que meu fraco são os espíritos mesmo.

Michelle disse...

Acho que depende mais do que você tem medo do que do filme em si. Por exemplo, filmes de paranormalidade, zumbis, sanguinolentos ao extremo, Freddy, Jason e similares não me dão medo. Minha praia é mais o terror psicológico, como os citados "O Bebê de Rosemary" e "O Exorcista". "O chamado" também é muito bom. Fiquei semanas em conseguir ver TV no escuro graças à maldita Samara. "O exorcismo de Emily Rose" também é bacana.
Bons momentos de tensão para você!
bjo

Lilian disse...

Não gosto de filme de terror com esses massacres todos, sangue sem contexto e tal. Meu negócio é terror do além. Tipo O Exorcista, O Sexto Sentido, Os Outros... A PROFECIA! Que filme bacana. Mas se arriscar, assista ao de 1972, é tosco, mas é melhor que a refilmagem de 2006, acho.

Ah. Exorcista é adaptação de um livro. E é MIL VEZES mais aterrorizante. Leia e morra de medo. (Mas eu vou te contar que ri do livro, não me chame de maluca).