quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Eu, leitora 4

Dia desses, a Sil me perguntou como eu comecei a ler os blogs que leio e eu fiquei sem saber como responder. Essa coisa de ler blogs é um tanto inexplicável, né? Há blogs que leio porque gosto do modo como a pessoa escreve, há outros que são tão visualmente bonitos que dá vontade de morar neles, há aqueles que só me conquistaram lá pela terceira visita. Leio um montão de blogs. Alguns tão linkados ali ao lado; outros estão no Reader; alguns estão linkados em outros blogs, aí eu tenho que ficar caçando em que blog tá qual link.

O blog que me fez querer ter um blog foi o Livros, Bobagens e Guloseimas, da Miriam.  Não tenho ideia de como fui parar lá, mas foi no blogroll da Miriam que encontrei outros blogs - e um blog puxa o outro... O LBG ( ADORO esse nome! Sempre quis plagiá-lo) é basicamente um blog sobre livros, daí eu tive vontade de ter um blog assim também, mas a mim faltam paciência e disciplina pra essa empreitada. Sou uma leitora com meu próprio tempo, abandono e resgato leituras, não dou conta de ser mais objetiva, portanto desisti de um blog só de livros - prefiro lê-los. Alguns dos meus blogs literários favoritos tão linkados, outros tão no Reader: Tinny Little,  O Batom de Clarice, No País das Entrelinhas, Livros e outras felicidades, Lá no Cafofo,Cartaz Amarelo. Tem  também o maravilhoso blog da Jussara, Palavras Vagabundas, é sobre livros,mas não se encaixa exatamente nesse "gênero bloguístico".

E tem os blogs diarinhos. Amo blogs diarinhos. Quanto mais diarinho, quanto mais cotidiano, mais legal fica. Aí eu fico achando que a pessoa que escreve no blog é minha amiga de infância, falo das coisas que ela conta pras pessoas da minha vida,  já tive até sonhos com esse povo que nunca vi de perto. 

Dos diarinhos, tem:

o da Amanda, que escreve tão esporadicamente que dá vontade de bater na porta da casa dela e pedir mais atualizações;
o da Luana, que  li de uma tacada só. O Hunfs é engraçado, ácido e doido, no melhor sentido.
o da Rita, que é, tipo, a blogueira que  quero ser quando eu crescer. 
o da Tina, que eu acho fantástica. Adoro o "em hibernação" Pergunte ao Pixel. A Tina é a minha blogueira - ídala. 
o da Helô, que tá lá em Londres.
o da Suzana Elvas, que já me fez chorar, chorar, chorar nas madrugadas de insônia. Tão lindo!
o da Paula, que,nossa, eu ADORO. Nunca vi essa moça na vida, mas eu imagino que ela seja legal só pelas coisas deliciosas que ela escreve.
o da Deise, que tem uma simplicidade e um toque de delicadeza  que me fazem querer ler sempre.
o da Fabiane, cujo hiato me deixa ar-ra-sa-da.


Dos " já vi essa moça de perto" tem:

o da Luciana - ou, melhor, os blogs da Luciana -, que escreve absurdamente bonito, é uma agregadora  de gente e ainda  dá conta de ser ainda mais legal e interessante ao vivo.

o da Maeve, que é de uma simpatia e escreve posts com os quais me identifico tanto. Tive a impressão de conhecer Maeve há anos.

Estive com Maeve e Luciana, em dias diferentes, por algumas horas no ano passado. Uma veio ao Rio pra burocracias, a outra pra se divertir. Confesso que fui vê-las com um certo medinho; conhecer pessoalmente pessoas da internet me deixa tímida - tímida, tímida, tímida. E quando eu fico tímida, não paro de sorrir - o que não deixa de ser uma coisa boa. Imagina se eu ficasse tímida e beslicasse as pessoas, por exemplo.


Ufa! Que post enorme! Ainda há outros tantos blogs sobre os quais  falar, mas é coisa pra um outro post.

***



16 comentários:

Luana disse...

Eba! um monte de blog pra eu ir fuçar e comentar e ficar "stalkando" as blogueiras! EHHHHH

livroseoutrasfelicidades disse...

Ai, Juliana, que honra estar na sua lista de preferidos, porque você está na minha e eu simplesmente a-d-o-r-o tudo o que você escreve :-)

Aline Souza disse...

Juliana, sou assim tbm, vou pulando de um blog em outro, alguns tenho o link, outros nao, mas leio um numero bem grande de blogs!! Comecei a ler quando tinha tempo de sobra (estava desempregada) e hoje virou vicio rsrs mesmo sem tempo, dou um jeito de ler! Obrigada pelas dicas, vou passar em cada um deles :) Bjss

Milla Pupo disse...

Eu cheguei no seu blog ontem, quando vi nas estatísticas do meu blog que tinha visitação vindo daqui e me vi linkada ali do lado e pensei "puxa, que bacana". Daí fui te ler e pensei duas vezes "puxa, que bacana :D"

Também tenho essa sensação de amizade com alguns blogs e faço o mesmo, conto das coisas que leio como se fosse algo falado diretamente pra mim.

Aliás, gostei bastante daqui, pretendo ficar :)

Beijo

Lilian disse...

Ain, fui citada. *ecabulada* - puxa. Nem sei o que dizer, sério.

Aliás, sei sim. Conheço a Miriam do LBG há um tempão e acho que é um blog que merecia mais atenção, viu. O nome do blog dela era parecido do primeiro blog sobre livros que eu tive, o Livros, Bate-Papo & Cia. E quando eu acabei com o meu blog ela quase me pediu o nome do meu pra ela! rs. Mas eu acho LBG tão a cara dela, porque ela fala de umas comidinhas deliciosas e eu só sei comer, não cozinhar. :P

Vou salvar este post aqui pra fazer como a Luana e sair stalkeando o povo. Adoro descobrir blogs novos!

Bjs!

Miriam disse...

Oi, Ju!

Não sei nem o que dizer, Ju! Fiquei tão feliz em saber que o LBG te inspirou a nos presentear com o Fina Flor!

O seu blog é um dos que mais gosto e visito. Sempre atualizado e com histórias imperdíveis e divertidas!

Obrigada, Ju.

Miriam disse...

É verdade! Eu sempre quis o Livros, Bate-Papo & Cia. pra mim, cheguei a comentar com a Lilian! rsrs E quanto ao LBG, já falei pra Ju que quando eu cansar, e parar, vou dar o blog pra ela!

Juliana disse...

luana, a Stalkeadora" Medo! kkkk ( Viu, viu, respondi o seu comentário! =p Seu post me traumatizou! kkk)

Julia e Lilian, vcs tão me fazendo rever minha poli´tica de comentários. Eu leio o blog de vcs há bastante tempo e vcs aí animadas porque citei aqui.Se eu deixasse mais comentários, vcs saberiam que eu leio sempre, né? kkkkkkkkkkk

Aline, bate aqui. Tento ser organizada, mas não consigo. Se eu fosse linkar tudo que leio no blogroll não ia dar certo. aí tem o reader, tem o histórico do computador.


Mila, conheci seu blog recentemente tb e fiquei muito tocada por alguns dos seus posts.

Miriam, já te disse mil vezes que adoro seu blog, mas vc nunca me levou a sério. humpf.

Cheshire cat disse...

Ow, que fofo. Também adoro essa sensação de que as blogueiras são minhas amigas de infância. E eu não sou tão legal assim, mas aceito o elogio, hehehe.

Tati disse...

<3 Que honra estar entre os blogs que você mais visita, fico muito muito feliz porque a recíproca é verdadeiríssima! E não sabia que a miscelânea doida que faço lá no blog estava transformando ele em um blog literário, mas também fico muito feliz ;)
Eu adoraria fazer um blog diarinho, mas, meu diarinho ia ser visitado pelas pessoas que convivem comigo e não ia ser legal. kkkkk Mas também são os meus favoritos!
E eu vou visitar os blogs que vc citou que eu não conheço para aumentar o tempo que eu ganho na internet hehehe
Beijos!!
Tati

amanda. disse...

ai que fofa, você :$

eu tambem adoro seu blog. sério, demais. tanto que é um dos poucos que tenho linkado no blog E no reader. porque eu nao entro no meu blog sempre.
adorei os links e agora tenho o que fazer hoje a tarde HEHEHEHE

AH, eu conheço a paula há vários anos e a vi pessoalmente duas vezes e posso dizer: ela é absurdamente ADORÁVEL! pra ajudar, ela tem a voz rouca e a linguinha presa.
tenho vontade de por a paula num chaveiro e carregar pra todos os lados. se um dia tiver a oportunidade de conhece-la, não a perca!

:******

Fabi disse...

Vc é uma querida mesmo. Quando (se) eu voltar a escrever, vc vai ser a primeira a saber :)

Tina Lopes disse...

Ai, caramba, só vi teu post agora. Me esquentou o coraçãozinho aqui no inverno, viu. Amei, amei. Vivo aqui também, com menos frequência agora (aliás, estou super menos frequente em tudo relativo a internet, por incrível que pareça - com blog novo e tal), mas adoro 'papear' aqui com vc. Sua linda. Ídala é demais, vá. ;)

Cheshire cat disse...

ooooowwwwww amanda, muita fofura. Eu gosto de me iludir a achar que ninguém nota minha língua presa mas né? Não teve jeito. Eu entro em pouquíssimos blogs assim, regularmente e o da Amanda e o seu, Ju, são dois deles. Porque as blogueiras são minhas amigas sim, eu só leio blog de gente que eu tenho certeza que gostaria de conviver na vida real.

Deise Luz disse...

Own, Ju, que prazer estar na sua lista de blogs queridos. É super recíproco, pois o Fina Flor é daqueles que quando tem atualização eu corro logo pra ver. Adoro vir aqui. =)

Beijo

Rita disse...

Ah, Ju. Meu eu leitora anda atrasado, relapso e devendo. só vi agora, sua linda. Obrigada demais. Vc sabe que também adoro seu blog e morro de inveja da Lu que já te afofou pessoalmente. Mas tudo tem seu tempo. :-) beijinhos.