domingo, 6 de janeiro de 2013

Histórico de leitura - A Resposta

" Constantine chegava para trabalhar na nossa casa às seis da manhã, e na época da colheita ela chegava às cinco. Assim, podia fazer os pãezinhos e o mingau de que papai gostava, antes de ele sair para a lavoura. Quase todos os dias eu acordava, e a primeira coisa que via era ela na cozinha, ouvindo o reverendo Green no rádio que ficava sobre a mesa do café. No instante em que me via ela sorria.
' Bom dia, menina linda!', e eu sentava à mesa e contava a ela com o que eu tinha sonhado.Ela dizia que os sonhos prediziam o futuro.
' Eu estava no sótão, olhando para baixo, para a fazenda', eu contava. ' Dava pra ver a copa das árvores."
'Você vai ser cirurgiã de cérebro!O topo de uma casa quer dizer a cabeça.' "







A Resposta me pegou. Demorou umas 80 páginas. Precisei chegar no relato da Skeeter para me sentir envolvida pela leitura. As primeiras páginas do livro são dominadas pelas fantásticas Minny e Aibileen, o que de forma nenhuma é um defeito. Porém eu já assisti ao filme baseado no livro , e as duas personagens são incrivelmente  bem representadas na tela. Enquanto lia os primeiros textos das duas mulheres, negras e  domésticas, pude ouvir as vozes das atrizes que as interpretaram no cinema. O filme consegue captar essas duas de uma forma que eu tava começando a ficar entediada com o mais- do- mesmo do livro

Já com Skeeter, a mulher branca e jornalista recém-formanda, o caso é outro. O filme não dá conta da profundidade dos conflitos internos de Skeeter, assim como negligencia a grandeza da relação que ela tem com a empregada de sua casa, Constantine. As palavras de Skeeter cavaram um buraquinho no meu coração. Já peguei uma caixinha de lenços.

Passei da página 100. Meta cumprida.

P.S.: O filme está disponível no Youtube. Se alguém quiser: Histórias Cruzadas.

P.S.2: Constantine não é uma intérprete de sonhos muito fofa?

7 comentários:

Lilian disse...

...eu doida pra ler esse livro. não quero ver o filme antes disso.

Vanessa Carneiro disse...

Faz um tempão que tenho o filme no pc e resolvi assisti hoje. Amei! <3

Felipe Fagundes disse...

Ah, decidi que agora quero realmente ler. Antes eu não tinha muita certeza mas não dá pra negar, quero ler. Mas com a capa amarela. Essa daí é muito dramática.

Tati disse...

Ahhhh é esse A Resposta!! Dãaaa pra mim!! Fiquei com o título do filme em inglês na cabeça e não relacionei!!
Quero sim ler. Vi o filme muito rápido em uma viagem e penso que ler o livro vai ser bem melhor ;)
Beijos
Tati

Cartaz Amarelo disse...

Continue firme nas metas! =) to torcendo!!!

Bjus

Aline Souza disse...

Estou com este livro aqui em casa para ler ja faz um ano :( Sou neurotica, tenho que ler livros na ordem que ganhei (comprei), entao ainda tem um monte de livro que preciso ler antes de chegar nele! Assisti o filme, e agora estou toda intrigada em saber como que eh a Skeetter do livro!! bjss

Thamires Titonelli disse...

Já assisti o filme duas vezes e quero muito ler este livro! Geralmente os livros são ainda melhores que as versões cinematográficas! Sinceramente esta capa dos dedos entrelaçados é LINDA (bem melhor do que aquela amarela e roxa, por favor! ).