terça-feira, 2 de setembro de 2014

Desafeto

Eu estava fazendo aquela cena de chamar o aluno na mesa e corrigir a prova na frente dele. Corrigir prova é um saco; sentar uma pessoa de 12 anos na tua frente e esfregar os erros na carinha dela é uma maldade sem fim. Bem, mas eu acredito que professor tem permissão pra certas ruindades, daí que chamei criança por criança e deixei baixar a rainha do drama.

- Vixi, vou ter de  pedir um adicional no salário pra compensar o esforço pra entender essa letra!
- Vou pedir a Deus que tenha misericórdia de você, alminha que não sabe o que é conflito gerador, tá?
- Criança, o gato comeu o título do seu texto?

Eis que chega a vez do Lucas, menino fofinho, tímido, dedicado, voraz jogador de jogo da velha. Lucas fica tenso só de ouvir o nome dele e vem com um sorriso nervoso estampado na cara. 

- A letra melhorou, hein, Lucas!
Ele não diz nada, continua sorrindo e sua um pouquinho.
-  A letra melhorou, mas a pontuação sumiu. - Lucas não colocou uma vírgula sequer no texto dele. - Meu amor, cadê as vírgulas? Cadê os pontos do seu texto? Cadê  a pontuação?

E Lucas,  menino fofo, aluno dedicado,  me deu a seguinte resposta:
-Ah, eu não gosto de pontuação, professora!

Melhor resposta!

A vida deveria ser mesmo assim: a gente não gosta, a gente não usa. Simples.

Eu vou levar o exemplo do Lucas pra vida e abolir o ponto-e-vírgula. Não gosto do ponto-e- vírgula.

E vocês? De qual sinal de pontuação vocês não gostam? Quem é o seu desafeto gramatical?



5 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

Eu acho que adoro a pontuação (só não uso as vírgulas da maneira como se convencionou, rs)

Felipe Fagundes disse...

Agora eu fiz amizade com as vírgulas, quase as amo, mas nunca vou trocar afeto com o ponto-e-vírgula. Acho desnecessário, faço o Lucas pra ele. Não gosto, não uso.

Maeve disse...

Eu ia dizer o ponto e virgula achando que iria revolucionar, mas o Felipe foi mais rápido.

livroseoutrasfelicidades disse...

Poxa, eu gosto de ponto e vírgula! Uma coisa meio indefinida, multi-uso, antiga. ;-)

Lisa disse...

Não gosto das regras de hifenização. Não sei usar. Não gosto, não uso. Na verdade, uso do jeito que me dá na telha.

Também não curto ponto e vírgula, nem travessão (sempre uso aspas). Ah, sim! Adoro um parêntese.